InicioEpisódiosDicasComo escarear madeira

Como escarear madeira

Se alguém chegar dizendo que você sempre escareou errado, é bem provável que você fique muito brabo e argumente que sabe muito bem como escarear madeira, certo? Primeiro, vai querer saber quem é essa pessoa; segundo, como assim, sempre fiz errado?; terceiro, será que sempre fiz errado mesmo? Dá para melhorar?

Ninguém é dono da verdade, mas essa dica é uma das que fazem diferença no trabalho de um hobbista dedicado. E com frequência nos deparamos com furos escareados mau feitos, e que ficamos sem entender porque não deu certo. Porém, tocamos o trabalho achando que com o tempo e com a prática, isso vai melhorar. ERRADO! Esse não é um caso de prática, mas de processo. Por isso, se fizer errado, vai sempre fazer errado. E é por isso que essa dica é diferenciada.

 

O que quer dizer furo escareado?

Bem, um furo escareado é perfeito para esconder cabeças de parafusos tarraxantes, com forma de cunha. Porém, mais que isso, pode também ser feito para apenas rebaixar as cabeças dos parafusos para que fiquem no nível da superfície da madeira. No primeiro caso, o parafuso está fazendo um papel apenas estrutural, ou seja, apenas fixando uma peça à outra. Por isso ele deve ser escondido com um tapa-furos para deixar o móvel mais bonito. No segundo caso, o parafuso faz parte da decoração do móvel, e a intenção é que ele, além de desempenhar uma função estrutural, tenha uma função estética. Para isso, é preciso fazer um rebaixo para acomodar a cabeça dessa peça.

Quando fazemos esse rebaixo, dizemos que é um furo escareado, geralmente formando um pequeno cone. Pode-se usar uma broca de diâmetro maior, apenas superficialmente, ou, mais adequadamente, usando-se um escareador, espécie de broca com ângulo de 45 graus, e frisos que agem mais como um formão do que uma broca, proporcionando um desbaste mais preciso e suave, sem a tendência de furar a madeira.

Então, como escarear o furo e, mais importante, qual a forma correta de escarear esse furo?

Aqui é que entra o processo, antes de mesmo de começar o furo, é necessário seguir os passos abaixo:

Passo 1: Primeiro, ponteie a localização do parafuso para guiar melhor a ferramenta.

Passo 2: Fixe o escareador no mandril de sua furadeira firmemente.

Passo 3: Com um giro alto, proceda PRIMEIRO com o escareamento. Repare que a furadeira irá girar mais suavemente.

Passo 4: Após escarear na profundidade desejada (correspondente ao diâmetro da cabeça do parafuso), faça o furo para que o parafuso se acomode, com a broca desejada.

Passo 5: Pronto! Surpreenda-se com a qualidade do acabamento e espalhe essa dica para seus amigos!

Ainda ficou na dúvida? Então assista ao vídeo e pratique com a gente! Ou, se gosta de leitura, ainda temos mais títulos nesse blog para aprender um pouco mais, como o artigo que fala sobre como fazer um lixamento perfeito ou ainda preparar uma hortinha caseira com esse passo-a-passo exclusivo.

Compartilhar com:
Avalie este Artigo

Olá pessoal! Meu nome é Leandro e sou vidrado por tudo o que é relacionado ao “faça-você-mesmo”. De bancos de madeira a luminárias, de instalação de chuveiros a reparos nos móveis de casa. Sempre achei muito legal você trabalhar em algo físico, transformar um pedaço de madeira em um objeto útil, ou consertar algum aparelho que tenha quebrado. É uma grande satisfação olhar e dizer: eu sei como fazer! Quando era pequeno, meu pai me dava alguns aparelhos velhos para desmontar e descobrir como funcionavam. Mas naquela época eu desmontava com alicates e marteladas, ou seja, era impossível montar de novo, rsrsrs… Mas essa paixão continuou e como me formei em uma profissão totalmente diferente – sou publicitário – decidi que esse seria o meu hobby! Do hobby e da amizade com o Luciano, surgiu o Empoeirados. Em nosso blog vamos mostrar tudo o que sabemos fazer e que aprendemos lendo livros e pesquisando muito. O Empoeirados será o nosso site para trocarmos ideias sobre bricolagem, marcenaria e outras coisas, combinado? Então, entre e fique à vontade!

Comentários
  • Fala pessoal, muito boa mesmo essa dica de escarear, certeza que daqui pra frente só farei assim.
    Muito obrigado!
    Abs.

    31/01/2019
  • Parabéns Lê!
    Arradou

    04/02/2019
  • Gosto muito dos vídeos e das orientações. Parabéns.

    26/06/2019
  • Depois de procurar muito na internet, achei essa página que me ajudou bastante.
    Vlw mesmo

    29/07/2019
  • Uau!!!Era o que eu precisava saber! Só preciso comprar meu kit escareador e mãos a obra! Obrigada!!

    10/08/2019

Deixe um comentário