InicioEpisódiosDicasLixadeira Orbital: Como Colocar a Lixa Corretamente!

Lixadeira Orbital: Como Colocar a Lixa Corretamente!

Há um tempo atrás, eu estava vendo um dos meus livros de marcenaria e encontrei essa dica, que aliás, na época achei meio besta, mas depois, quando fui testar, não é que realmente ajuda e funciona? Por isso, resolvi postar aqui para vocês.

Se você é profissional, marceneiro dos bão, tenho certeza que essa dica não vai te servir, pois com o tempo curto no trabalho e a necessidade de trocar as lixas diversas vezes, isso não será necessário, creio eu. Mas, para nós hobistas, apaixonados por madeira e DIY é uma dica bem bacana e que ajuda a não errar o furo!

Primeiramente, o mais importante é saber porque temos que “casar” os furos da base da Lixadeira Orbital com a lixa, também cheia de furos.

Porque tem esses furos na Lixadeira Orbital e também nas Lixas?

Muita gente não sabe, mas esses furos são propositais e eles servem para que a poeira da madeira saia para algum lugar. Isso mesmo, esse pó fino quando estamos lixando, entra nesses “furinhos” e vai para o coletor de pó ou se tiver acoplado a um aspirador de pó, melhor ainda! Com isso você ganha na eficiência, na durabilidade da lixa – pois não vai empastar e por fim, menos sujeira, que aliás, lixar faz um pó danado!…rsrs

Veja nos detalhes a base da lixadeira a lixa furada.

Você vai precisar de 1 ou 2 cavilhas!

Separe uma ou duas cavilhas com o tamanho aproximado do diâmetro do furo. Pode ser uma, dá certo, mas duas, é melhor ainda!

Colque as duas cavilhas na base da Lixadeira.

Feito isso, pegue a sua lixa e coloque na base da Lixadeira como mostro na imagem abaixo.

Prontinho, feito isso, só tirar as cavilhas.

Repare que as furações batem perfeitamente com a base e a lixa, dessa forma o seu lixamento será muito mais eficiente e com menos poeira!

E tá pronto para uso! É uma dica bem básica, mas que ajuda a centralizar todos os furos! 😉

Até a próxima pessoal,
Abraço Empoeirado!

Compartilhar com:
Avalie este Artigo

Olá! Eu sou Luciano, um apaixonado por marcenaria. O gosto por montar coisas usando ferramentas diversas veio do meu pai, que era um torneiro mecânico de mão cheia! Desde criança eu juntava madeiras que encontrava por aí para montar diversas coisas que vem na cabeça de um moleque de 10 anos. Aliás, quando eu sumia de casa, minha mãe já sabia onde me procurar: na marcenaria que ficava ao lado de onde morava. Ô tempo bom! O Empoeirados foi ideia que tive e desenvolvi com o Leandro. A gente pensou em um blog para mostrar às pessoas como o “faça-você-mesmo” pode ser prazeroso. Além de fazer coisas muito legais para sua casa, para seus amigos ou parentes, você ainda pode tirar todo o stress do dia-a-dia. E queremos contar com a participação de vocês para desenvolver mais ideias legais e criativas! Para isso, leia, assista, comente e compartilhe nossos tutoriais. E então, não quer colocar suas ferramentas para trabalhar?

Sem Comentários

Deixe um comentário