Não somos donos da verdade e nem eletricistas profissionais.

Aqui pretendemos apenas explanar o novo padrão brasileiro de tomadas e plugues, além de mostrar como fazer uma extensão elétrica fácil.

Essa ideia surgiu quando encontramos em uma loja de “faça-você-mesmo” uma extensão muito cara, feita com material de péssima qualidade. E pelos nossos cálculos, daria para economizar um dinheiro montando sua própria extensão elétrica comprando os materiais separados.

Fizemos dois vídeos para ficar organizar melhor e ficar melhor explicado. Vamos aos vídeos!

Vídeo 1: Apresentação do novo padrão brasileiro de três pinos.

Nessa primeira parte do vídeo de como fazer uma extensão elétrica fácil tentamos desmistificar um pouco o novo padrão brasileiro de plugues e tomadas. O que acontece é que alguns aparelhos eletrônicos simplesmente não encaixam nas novas tomadas. Isso porque temos dois tipos de tomadas para diferentes amperagens e… bem, é melhor assistir ao vídeo do que ficar lendo esse texto, não?

Vídeo do Canal Empoeirados de como fazer uma extensão elétrica fácil

Vídeo 2: Como montar uma extensão elétrica.

Nesse vídeo, vamos à montagem da extensão em si. São dicas, como dissemos, bem básicas, mas que podem ajudar você a montar sua própria extensão elétrica.

Alguns cuidados como ligar o fio correto no pino terra precisam ser garantidos! Se mesmo assim tiver dúvidas, contrate um profissional, ok?

Além disso, a medida do fio (grosso ou fino) é muito importante também. Quando for comprar o fio na loja de materiais elétricos, diga ao atendente que tipo de extensão que você quer montar (três fios ou dois fios), a finalidade e a metragem para que ele ajude a escolher os materiais corretos.

Vamos deixar algumas imagens abaixo para ilustrar melhor, porém, ao final desse post, tem o vídeo completo para seguir.

Na imagem abaixo, veja como devem ser ligados os fios quando for instalar uma tomada. As cores das setas indicam as cores preferenciais dos fios. De modo geral, o fio azul é sempre o neutro e o fio verde é sempre o terra. Também existe um fio cuja capa é verde e amarela, que também é usado como terra. Tenha isso sempre em mente para saber como fazer uma extensão elétrica.

Tomada de parede visto de frente

As cores são muito importantes para a identificação dos fios, já que são definidas em normas técnicas. Dessa forma, os profissionais de eletricidade sabem onde ligar cada fio sem ter que ficar “adivinhando” o que é o que.

Como montar extensão – importante observação

Quando for montar uma extensão elétrica, é importante garantir que está ligando cada fio em seu respectivo pino, sem inverter as cores. Isso é muito importante principalmente para o terra. Se cruzar os fios, o risco de queima o seu aparelho elétrico é alto. Somente faça a ligação se sentir seguro quanto à isso. Caso contrário, chame um profissional.

Mas atenção ao ligar os fios no plug (ou tomada) macho. Ele é exatamente o espelho da tomada de parede. Quando for encaixar o plugue na tomada, o fio neutro (azul) deve estar ligado ao pino do neutro. Veja na imagem abaixo a posição correta dos pinos.

Como fazer uma extensão elétrica
Olhando o pino de frente, com o terra agora virado para cima, o neutro é ligado ao pino da direita.
tomada2
Mais uma imagem em um ângulo um pouco diferente para melhor visualização.

Segue o vídeo da parte 2 de Como fazer uma extensão elétrica fácil!

Até a próxima e um grande abraço!

 

Posts Similares

6 Comentários

  1. enveredei há pouco no conhecimento sobre eletricidade para aprender a fazer pequenos consertos domésticos. achei os vídeos e comentários de vocês muito bons, com muita clareza, antecipando as possíveis confusões.
    também gostei de relembrar a música do ‘pepino, nem do grosso, nem do fino’
    valeu

  2. Parabéns pelo vídeo Leandro e obrigado pelas dicas! Apesar de eu já ter feito extensão de fio duplo, suas dicas me ajudaram c a ordem dos fios numa extensão tripla que fiz ontem p colocar numa churrasqueira elétrica. Ficou otima! E parabens pelo blog. Igual a vc sou aficionado no “do it yourself”, meu hobby tambem. Em casa arrumo tudo, mexo c elétrica, reforma, consertos, ultimamente to aprendendo eletrônica que gosto muito e ate resolvi mudar de area e fazer um curso de conserto de smartfones. Estou adorando. Agora o difícil do ” faça voce mesmo” é ter todas as ferramentas em casa né?. Rsrsrsrs ainda tenho que comprar muitas.. Parabéns, abraço e sucesso p vcs!

    1. Olá Daniel! Tem razão, ter todas as ferramentas em casa é bem difícil, rsrsrsrs… mas aos poucos vai adquirindo. Abraço e obrigado pelo comentário!

  3. Olá Leandro. Parabéns pelo vídeo, ajuda muito até a leigos! Uma pequena correção na primeira figura abaixo do vídeo é que, ao menos aqui em Brasília, é 220V mas com Fase e Neutro. Isto é, temos 220V no Fase e 0V no Neutro, e não 110V em cada pino, defasados em 90 graus (o que também resultaria em 220V na saída). Não sei se é assim em outras cidades com 220V, mas RJ por exemplo tem 220 Fase Fase. Grande abraço!

    1. Olá Marcus! Pois é, sabe que descobri isso não tem muito tempo. De qualquer forma, a regra de se prestar atenção aos pinos e sequência dos fios ainda é válida. Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar