Como fazer Boneca para envernizar madeira: mais qualidade ao seu acabamento em peças de madeira.
Agora é hora de os homens brincarem de boneca! Calma, calma, antes que comecem com frases tipo “mas eu sou é macho”; “homem que é homem não brinca de boneca”; e etc, deixa eu explicar.
No acabamento de qualquer peça de madeira, de pequenas caixas a armários, o fundamental é o cuidado com a qualidade do mesmo. E para conseguir aquele efeito envernizado lisinho, sem marcas de pincel, os marceneiros utilizam uma técnica que faz toda a diferença: envernizar com boneca.
Boneca para envernizar madeira
Sim, o nome é engraçado. Mas o mais próximo que essa ferramenta básica chega de verdadeira bonecas é que se utiliza pano e enchimento. Então, anote os materiais para fazer esse passo-a-passo:
- Um pedaço de malha de algodão;
- Um chumaço de estopa.
É isso aí. Anotou tudinho? A lista é grande, hein, e se esquecer algum item, não vai conseguir fazer a boneca para envernizar!
Boneca de Envernizar – Passo 1:
Vamos lá. Comece cortando um pedaço quadrado do tecido de algodão. Não importa o tamanho. Ou melhor, o tamanho está relacionado ao tamanho desejado da boneca de envernizar. Como exemplo, o pedaço da imagem abaixo tem mais ou menos uns 15x15cm.
Boneca de Envernizar – Passo 2:
Peque um punhado pequeno da estopa e coloque no meio do tecido de algodão. Pode testar o tamanho desejado, conforme sua necessidade. A minha boneca de envernizar utilizada nesse tutorial ficou do tamanho de uma bola de ping-pong, aproximadamente. A imagem acima exemplifica bem como proceder.
Boneca de Envernizar – Passo 3:
Embrulhe a estopa com o tecido de algodão, formando uma bola de pano. Essa bola não pode ficar solta! Aperte bem para deixar a boneca de envernizar bem firme. Uma dica muito boa é amarrar o pacote com um barbante.
Boneca de Envernizar – Passo 4
Depois de feita a boneca de envernizar, é hora de utilizá-la. Molhe com um pouco de verniz, como mostrado na imagem abaixo, e aplique na madeira de forma uniforme.
Pronto! O resultado é uma aplicação de verniz bastante homogênea e sem marcas das cerdas dos pincéis comuns. Ah! Antes que eu me esqueça: para aplicar o verniz é necessário lixar bem a madeira antes. E para render o trabalho e evitar a fadiga, veja nosso tutorial sobre como lixar madeira.
Um abraço para todos!
Ótima dica!
Olá Taís! Essa dica é muito importante para dar acabamento em madeira. Que bom que gostou! Continue nos visitando. Abraço!
Faltou dizer se na aplicação do verniz a diluição é alterada em.razão do uso da boneca? Um.grande abraço a voces e parabens pelos videos e acessórios para marcenaria que só voces tem.
Obrigado Taís!
-Boa explicação, clara e objetiva… valeu. Grato
Show Amauri, muito obrigado! Abraço!
Primeiro, parabéns pelo blog/site. Segui passo a passo o painel para ferramentas e ficou muito bom!!! Só foi possível com a ajuda de vocês, novamente obrigado.
Agora inventei de fazer uma mesinha com 4 cadeirinhas para os meu filhos, porem estou com muitas dúvidas em como seria a melhor forma de proteger a madeira, a dica da “sua boneca” rs, já está anotada, lendo diversos sites além de lixar e passar verniz de 3 a 4 vezes alguns falam de passar cera, vocês sabem como funciona este processo e em que momento eu faço se seria no final, quanta vezes, se tenho que lixar novamente. Desde já muito obrigado pela atenção.
Olá Sérgio, boa noite! O painel de ferramentas ficou show, né? Também gostamos muito! Quanto ao acabamento da mesa dos seus filhos, eu sugeriria dar o acabamento com verniz. O acabamento com cera fica muito bonito também, mas o verniz protege muito mais. Por exemplo: se colocar um copo suado sobre um tampo de madeira encerado, vai ficar a marca do líquido. Já com o verniz, isso não acontece. Eu fiz um acabamento no grampo que fizemos o vídeo utilizando a técnica de lixamento em madeira que postamos aqui no Blog. Quando cheguei na lixa 220, envernizei com um verniz acetinado. Daí esperei secar mais ou menos umas 12 horas (o suficiente para o verniz não empastar quando for lixado) e dei um acabamento com lixa 330, só para quebrar o brilho do verniz. Repeti esse processo mais três demãos e na última passei uma lixa super fina que mais parecia uma folha de papel jornal mais grossa. Infelizmente não está marcada a granulação. Só está escrito “extra fine”. Depois de quebrar esse brilho, aí sim eu encerei com cera de carnaúba (você encontra no setor de limpeza nos grandes supermercados). Olha, fiquei muito feliz com o resultado! Eu dei uma empurrada na peça sobre minha bancada e escorregou que foi uma beleza! Bom, é isso aí. Espero que tenha curtido a dica e, se aprender alguma outra dica, pode aproveitar para acrescentar nesse post. Grande abraço e continue nos seguindo!
Boa tarde!
Por gentileza, para eu envernizar com boneca porta que em tem alguns detalhes retos com faço os cantinhos?
Grata!
tem que fazer com a ponta do pano dobrada. Abraço!
Boa noite Leandro e Luciano. Gostei muito das dicas do blog de vocês. Nota 1000. Gostaria de tirar uma dúvida. Não sou marceneiro, porém, estou começando a fazer algumas tentativas e isso no mínimo está sendo uma diversão, pois me ajuda muito a combater o stress, é quase uma terapia. Agradeço muito ás ideias de vocês. Tenho um amigo que está se casando em alguns meses. Ele vai com a esposa pra casa de uma tia (Emprestada). Ela tem vários moveis com estilo rústico, com madeira de lei e os guarda-roupas são embutidos. Porém, em algumas portas estão surgindo aquelas manchas brancas de mofo. O apartamento tem uns seis meses que está fechado, e como ele ficou incumbido de cuidar do local, está consertando algumas coisas como encanamento e parte elétrica, mesmo com o orçamento meio limitado. Eu gostaria de ajuda-lo pelo menos com esse mofo que está surgindo, em pequenas quantidades, porém, em varias partes do apartamento, com mais intensidade nos guarda-roupas. Creio que isso se deve ao tempo que o local está fechado, mas também, além de ajuda-lo com esse problema, será mais alguma coisa que estarei aprendendo. O que eu faço? preciso lixar e passar verniz? ou tem algo mais que precise fazer nesse caso?
Olá Domênico, boa noite! Cara, gostei do presente de casamento que você vai dar para o seu amigo. Sim, esse serviço também é um presente, não é? Eu sempre achei que presentes são muito mais que coisas materiais! Olha só, se o mofo não tiver prejudicado a madeira profundamente, basta raspar e lixar bem. Algumas pessoas dizem que um banho de bicarbonato de sódio (umas 10 colheres de bicarbonato para um litro de água, aproximadamente) ajuda a tirar o mofo também. Então pode ser uma boa ideia fazer primeiro esse banho de bicarbonato, deixar secar bem e lixar para dar o acabamento. Depois disso você entra com um verniz bem aplicado para proteger o seu trabalho. Existem alguns produtos no mercado para tirar mofo de madeira, mas eu nunca usei. Então nem sei dizer se são bons. É isso aí. Boa sorte com o seu presente!
Gostei muito das dicas que vocês nos deram para mim foram muito uteis obrigado.
Bom dia Leandro.
adorei o trabalho de vocês,muito bom mesmo.
como quem visita sempre tem aquela duvida, toma lá a minha
eu comprei uma porta pivotante de madeira com uma madeira parecida com o pinho
( não perguntei ao marceneiro :s) porem ele me informou que eu teria que passar a lixa , depois seladora e depois lixar e apos o verniz, mas como pesquisei a respeito descobri que a seladora não era indicada para ambientes externos, logo pretendo colocar só o verniz , a madeira só precisa de alguns reparos com a lixa, vou começar com a 120 e ir mudando como no teu tutorial, me diz que diacho é veio de madeira kkk , são os cantos? o que me recomenda?
Grande Alcides, tudo bem? Obrigado pelo elogio! Cara, se me permite palpitar, use verniz marítimo para aplicar na sua porta nova. Aguenta mais as intempéries que a porta vai enfrentar (já que vai ser externa). Quanto ao veio da madeira foi uma boa pergunta. Falei dele mas não mostrei em imagem, né? O veio da madeira são as fibras da mesma. Por exemplo, quando você pega um caibro, a ponta dele parece o topo de cerdas de pincel bem compacto, enquanto que no sentido do comprimento do caibo, você vê as fibras. São aquelas linhas naturais que desenham a madeira. Espero que tenha dado para entender. É isso aí. Para ilustrar, coloquei mais uma imagem no post sobre como lixar madeira. Boa sorte com o seu trabalho e grande abraço!
Olá meu nome é Rubens , e em pesquisa na net achei o site se vocês, e gostei muito, tem dicas legais, então gostaria de tirar algumas dúvidas:
1 – Estou reformando minha casa, e como sou eu mesmo que estou pintando quero deixar legal, as janelas são de itaúba, e estão com esmalte sintético e estou removendo para aplicar osmocolor e valorizar a cor natural da madeira. Estou usando um produto para remover e raspando com raspilha feita de lamina de serra de serraria e vidro ( fiz um suporte de madeira para prender, para evitar acidentes, e vi como se faz na net ). Também estou colocando forro de madeira, de pinheiro, mas estou lixando bem para ficar bem lisa e depois também passar osmocolor incolor, fica com aparência de cerejeira, hehehe. Pergunto, no forro usei o pincel e o osmocolor deixou umas marcas das cerdas e usei pincel bem fino. Será que posso usar uma boneca neste caso? E pretendo fazer antes de colocar o forro, pois um que coloquei pintei depois e foi complicado, e acredito que posso pintar antes e depois pregar com todo cuidado. Pensei também para as janelas, pois depois basta jogar fora a boneca e fazer sem precisar ficar limpando o pincel.
2 – Na net vi alguns exemplos de grampo tipo C em madeira, e acabei me deparando com seu site, como disse acima tenho as janela de madeira, porem tem alguma que estão começando a abrir, preciso colar, por isso do grampo, mas este grampo de vocês ser para esta finalidade, pois vou poder usar somente a ponta para prender na janela, não tem como usar o meio entre as barras roscadas. Ah e dá certo fazer o aperto somente em uma das pontas?
Tenho umas outras dúvidas, mas antes vou ver se já não tem resposta no site com alguma dica.
Parabéns de novo e até +
Rubens
Olá Rubens! Obrigado pelo comentário. Bem, quanto à primeira questão, sem dúvida a boneca vai te dar um acabamento bem melhor. Uma outra opção seria usar um compressor com revólver de pintura para aplicar o verniz diluído. E do grampo: é claro, você pode utilizar o espaço entre as barras roscadas, sem dúvidas. Mas faça o furo passante bem justo na barra roscada para que não fique muito solto. Não acredito que dê certo fazer o aperto somente de um lado não. Não vai ter um apoio, ou “efeito alavanca”. Grande abraço!
Estou restaurando uma mesa antiga, como vc pode ver no site do facebook que coloquei acima, e gostei da dica como pintar com boneca, mas eu tenho uma duvida, será que vou ter um bom resultado pois a superfície da mesa está com massa F12?
Olá Carlos, bom dia! O uso da boneca não tem restrição quanto à pintura de massa. Mas porque não usa uma pistola de ar? Se for aplicar tinta sobre massa, é a melhor solução. Abraço!
Boa noite rapaziada, parabéns pelo trabalho de vocês. As dicas são muito interessantes. Estou querendo fazer uma bancada para serra circular e gostaria de saber se vocês tem alguma ideia. Se poderem me ajudar desde já eu agradeço
Um abraço
E aí Luiz, beleza? Legal, bom que está gostando. Bancada de serra circular já vi algumas na internet o pessoal fazendo, mas o que vi, funciona, mas não com segurança…rs. Para esse tipo de serra tem que ser muito, mas muito seguro, além é claro, de cortar legal. Eu tenho um conhecido que fez um gabarito para ela, na mesa mesmo e ficou bacana. Vou ver se consigo as fotos para te enviar. Abração.
Olá tudo bem? coloquei janela de madeira em casa e o pedreiro deixou pegar cimento, manchou a madeira existe um meio de tirar essa mancha? pois um marceneiro que foi fazer um orçamento, disse que onde pegou o cimento ficará escuro e não tem jeito.
se tiver uma dica agradeço
Olá, Gilson. Que coisa, hein. Nós nunca testamos nada parecido com o que você precisa. Mas achei um link sobre isso: https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080319094518AAe2iT3 Pareceu interessante. Boa sorte! Abraço!
fui em uma fabrica de moveis rústicos em prado ba , para conhecer os trabalhos que são feitos com madeira de jaqueira, lidas mesas rusticas, bancos, bancadas, ate cuba de banheiro de madeira , achei curioso a cor do verniz, que deixava bonito mas sem brilho.
então perguntei ao marceneiro, ele ficou me enrolando para saber se eu eram um concorrente ou um comprador, quando ele percebeu que era só curiosidade me contou a técnica. Ele mistura um litro de ARALDITE liquido com 2 litros de gasolina e um pouco mais de 1/2 litro de álcool , porque a gasolina ja vem álcool, faz a mistura e aplica com pistola. é incrível o resultado.
faz em media 04 anos que tive essa dica e hoje estou com uma mesa de jaqueira de 12 lugares que ganhei de herança e ela esta toda queimada de sol. como é uma jóia rara não poso errar. vou lixa-la co lixa super fina e ia usar a boneca . mas estou lembrando daquelas mesas lindas de prado bahia e estou tendendo a comprar o araldite liquido e fazer a mistura e aplicar . você já ouviu falar algo a respeito ? gostaria de saber se encontro o araldite para comprar sem ser pela internt.
Leandro, ótimas dicas! Gostei muito…. gostaria de saber se dá para usar a “boneca” com verniz PU bicomponente sobre um braço de guitarra (maple asiático….muito bonito, por sinal) e se o resultado ficaria bom? Obrigado e sucesso!
Olá Marcus! Bom, teria que testar em um pedaço de madeira parecido. Mas o acabamento em instrumentos de madeira é aplicado com compressores muito bem regulado para poder dar aquele brilho especial. Mas tente com a boneca sim, testando antes, é claro. Acho que o resultado pode ficar satisfatório sim. Abraço!
boa noite irmao…diz uma coisa,,,depois de lixar o violao e passar selador ao invez de lixar eu posso usar palha de aço??? ou posso lixar e envernisar novamente? responde no roroedejesus@gmail.com,,,
Rodrigo, boa noite! A palha de aço dá um acabamento bem fino mesmo. Tem gente que gosta muito de usar palha de aço. Eu já não gosto porque parece que risca mais o acabamento. Porém na seladora é mais difícil de riscar, então acho que fica bom sim. Um grande abraço!
Olá pessoal. Ótimas dicas. Estão de parabéns com o blog. Ainda vou fazer aquele painel de ferramentas…..hehe.
Fiquei com uma dúvida sobre a boneca, tem alguma fora de limpar para reutilizar? Ou usou joga fora?
Olá Douglas! Obrigado! A boneca é descartável. Acho que isso é um ponto positivo, já que não precisa ficar limpando o pincel. Abraço!
Nesse caso só é difícil o estoque de pano ou o pano pode ser reaproveitado?
Olá Luciano! O pano não dá pra ser reaproveitado 🙁 Grande abraço!
madeira é tipo carne de bife, seguindo sentido das fibras fica mais fácil (e no caso da carne uma macia cortada sem respeitar a regra fica dura como um pedaço de madeira). Pela fotos fica fácil saber o sentido, é bem visível – – – – – – – – – – – – – – – >
Olá Rafael, interessante sua comparação. Só precisamos ficar atentos para não lixar a picanha e comer a madeira, rsrsrsrs… brincadeira. Obrigado por comentar a adicionar informação ao post. Abraço!
Olá,
estou amando demais todas as dicas do site. Aprendendo muito com vocês.
Gostaria de saber se posso usar a boneca para dar acabamento com verniz em uma pintura com esmalte sintético.
Oi Mariana! Obrigado pelo comentário! Pelo que entendi, você quer envernizar uma superfície já pintada, correto? Você pode utilizar a boneca para aplicar o verniz sobre qualquer superfície, teoricamente falando. Porém, teste a aplicação antes em um material que pode ser descartado. Somente depois de ver o resultado, faça a aplicação desejada, ok? Abraço!
Caros, em primeiro lugar parabéns pelo excelente trabalho. Em segundo lugar, queria tirar umas dúvidas com relação a boneca e o envernizamento. Estou envernizando as portas e janelas da minha casa e todas são novas só na madeira mesmo e estou utilizando o verniz marítimo. Então, vi algumas coisas na internet e o tutorial de vocês sobre as lixas que me ajudou muito, mas vi em alguns lugares dizendo que Envernizamento com boneca era muito difícil, coisa mais para profissional. Por isso, fiquei com medo de me aventurar e fazer alguma besteira nas portas, mas também é meio complicado o acabamento com o pincel. Por isso, pergunto porque dizem por aí que a boneca é difícil? Posso utilizar a boneca para envernizar as peças que ficaram externamente, levando sol e chuva de vez em quando? E a questão do rendimento do verniz, a boneca gastaria mais que o pincel por ser uma estopa? Ou consegue-se aproveitar tudo? Agradeço desde já!
Pablo, a aplicação com boneca não é difícil. Eu acho mais cansativa que o pincel, mas não acho mais difícil. Além disso, o consumo de verniz é um pouco mais racionado que no pincel, sendo assim acaba-se economizando mais material. A aplicação de boneca é mais difícil quando vamos aplicar goma laca, por exemplo, que pode criar manchas na madeira. Mas o pincel também pode provocar mancha se a aplicação não for uniforme. No caso de verniz náutico, não tem segredo. Também é possível fazer a aplicação com boneca sem usar estopa. Para isso, deve-se usar somente o pano dobrado. Espero ter ajudado um pouco pelo menos! Grande abraço!
Olá Leandro! Estou envernizando um guarda-roupa Chipandelle com verniz marítimo e ficou a maior caca…..Usei rolinho e pincel, conforme instrução do vendedor da Telha Norte, e ficou horrível!!! Antes que o verniz seque já retirei a maior parte com aguarrás. Amanhã vou lixar, novamente, e partir para a boneca. Espero que dê certo…. Em tempo: Fui no Google procurar “como fazer boneca para envernizar” e caí aqui no seu blog. Meu pai é marceneiro aposentado e lembro dele usando boneca para envernizar. No entanto, ela só usava a estopa. Fazia uma bolinha e depois alisava a bolinha em uma madeira para deixar ela lisinha. Obrigada por sua dica! Abs
Oi Vera! Pois é, já vi esse tipo de boneca só com estopa. Também dá um ótimo resultado, mas eu sou mais acostumado à boneca de pano. Para aplicar o verniz com a boneca, dilua um pouco com thinner (leia na embalagem qual o thinner mais adequado) só para afinar um pouco. Não precisa colocar muito não. Afinando o verniz, fica mais fácil de aplicar e dá um aspecto mais liso também. Não é regra, mas testa antes em um pedaço de madeira para ver se você vai gostar mais do verniz diluído ou puro. Um grande abraço!
Seu trabalho e de primeira! Muita paz d sabedoria a todos….abraços.
Obrigado! Abraço!
Adorei o seu conteúdo. Muito perfeito!
Obrigado pelo comentário Anderson! Abraço!
estou conhecendo seu blog hoje e por suas respostas achei super legal. Me ajuda?Tenho que envernizar um movel antigo de madeira antiga e escura um tanto arranhado Como fazer que material devo usar e como evitar que a podeira grude no verniz?
Olá Natania, tudo bem? Antes de mais nada, terá que tirar o verniz antigo raspando com uma raspilha de metal ou lixando mesmo. O melhor para proteger a madeira é usar um verniz de boa qualidade e com base de água (é mais limpo de se trabalhar). Para não grudar pó no verniz, tem que fazer isso em um ambiente limpo. Não envernize no mesmo ambiente em que acabou de lixar, por exemplo. Você pode lixar fora da oficina e envernizar dentro da oficina, por exemplo. Muito obrigado pelo comentário e pelas palavras de incentivo! Grande abraço!
Leandro você ainda trabalha com. Este trabalho, estamos precisando aqui em casa.
Olá! Nós temos uma loja de ferramentas. Não somos prestadores de serviço em marcenaria. Abraço e obrigado por nos procurar!
Olá! Sou o Lourenço e temos algo em comum! Meu pai dizia que eu não tinha limites e me apelidou de especula. Tudo eu queria saber…Mas juro! Era involuntário querer saber. Me formei em ferramentaria e depois em Marketing. Trabalho com educação há 28 anos e nunca larguei a oficina. Não sei se é um hobby, paixão ou um complemento do meu viver. Sei lá! Já não tenho tanta curiosidade assim!. Enfim! To passando para dar os parabéns! Pelo canal, pelas dicas e pelo site.
Pioto já passou por aqui… Aguardamos vcs numa oportunidade por estas bandas de BH.
Um forte abraço,
Olá Lourenço! Que legal seu comentário… também gostamos muito de fazer, montar e mexer nas coisas, rsrsrs… quando estivermos por BH, avisaremos pelo nossos canais! Abraço e obrigado pela motivação!
Sou apaixonada em objetos e móveis em madeira. A madeira é um elemento quente agradável e aconchegante para os ambientes e ainda mais quando vem com um toque de criatividade.
ao envernizar com a boneca, como consigo deixar o verniz fosco, sem brilho algum!!!!!!!!Apenas uma camada de proteção à madeira?Quanto menos o verniz aparecer, eu prefiro!!!!!Já utilizei o verniz marítimo para banco, fosco, mas não ficou fosco não!!!
Ele não vai ficar 100% fosco, por mais que o verniz seja fosco. Na verdade fica acetinado, com um leve brilho. Mas existem alguns produtos que ficam bem fosco, deixa secar bem, espera um pouco que o fosco vai melhorando.
isso que é uma dica boa. explica direto, sem propaganda ou nhem nhem nhem
😉
Minha dúvida consiste em como deve ser o verniz, puro ou diluído com algum produto?!
Existem os vernizes já pronto para uso, eu aconselho usar esse, se estiver começando. Mas tem os que devem diluir, geralmente com água raz, mas antes, precisa ver o que o fabricante sugere na embalagem.
O mais importante que é a diluição pra usar na boneca não fala. Não serve pra nada esse artigo.