InicioDicas RápidasMDF, MDP, Aglomerado ou Compensado? Que bichos são esses?

MDF, MDP, Aglomerado ou Compensado? Que bichos são esses?

Olá pessoal! Existe muita dúvida sobre as diferenças de MDF, MDP, aglomerado e compensado. Por isso nos arriscamos a explicar os principais pontos no vídeo de hoje. Para aqueles que se perguntam “MDF ou MDP”, esperarmos esclarecer alguns pontos para que você veja a diferença entre MDF e MDP e possa, por si mesmo, decidir qual tipo utilizar.

Não se trata de uma super enciclopédia, mas tentamos fazer um vídeo onde vocês possam aprender pelo menos a identificar os tipos e painéis disponíveis no mercado.

Lemos e pesquisamos sobre o assunto, mas qualquer informação extra será muito bem vinda. Já sabem que a proposta do blog é sempre acrescentar informação. Por isso, se tiver algo a acrescentar, é só comentar aí embaixo.

Como o assunto é cheio de detalhes e informação, que tal clicar no play agora mesmo e aprender um pouco mais, hein? Boa diversão!

 

Compartilhar com:
Avalie este Artigo

Olá pessoal! Meu nome é Leandro e sou vidrado por tudo o que é relacionado ao “faça-você-mesmo”. De bancos de madeira a luminárias, de instalação de chuveiros a reparos nos móveis de casa. Sempre achei muito legal você trabalhar em algo físico, transformar um pedaço de madeira em um objeto útil, ou consertar algum aparelho que tenha quebrado. É uma grande satisfação olhar e dizer: eu sei como fazer! Quando era pequeno, meu pai me dava alguns aparelhos velhos para desmontar e descobrir como funcionavam. Mas naquela época eu desmontava com alicates e marteladas, ou seja, era impossível montar de novo, rsrsrs… Mas essa paixão continuou e como me formei em uma profissão totalmente diferente – sou publicitário – decidi que esse seria o meu hobby! Do hobby e da amizade com o Luciano, surgiu o Empoeirados. Em nosso blog vamos mostrar tudo o que sabemos fazer e que aprendemos lendo livros e pesquisando muito. O Empoeirados será o nosso site para trocarmos ideias sobre bricolagem, marcenaria e outras coisas, combinado? Então, entre e fique à vontade!

Comentários
  • Leandro, pelo que eu já li, existe uma diferença entre o aglomerado e o MDP. O MDP é formado por partículas de madeiras de tamanhos diferentes; as mais grossas ficam no centro do painel e as mais finas são colocadas próximas da superfície para melhorar o acabamento. O aglomerado é formado por resíduos de madeira, como pó e serragem, daí vem a sua qualidade inferior em relação ao MDF e MDP, No vídeo, você diz que o MDP é o antigo aglomerado. Por favor, pode esclarecer essa dúvida? Obrigado.

    16/04/2015
  • Obrigado, Leandro. A dúvida foi esclarecida. Abraços e parabéns pelo site. Estou sempre acompanhando os vídeos e as dicas.

    18/04/2015
  • Agora sim!! Obrigada por esclarecer!!!

    22/04/2015
  • show;

    08/09/2015
  • Olá Leandro e Luciano!
    Meu nome é Isaac, estou entrando no ramo da marcenaria agora, tenho apenas 16 anos, e já estou montando minha mini marcenaria hobby, e essa canal está me ajudando e muito… Meus parabéns pelo trabalho de vocês… Me incentiva muito… E mais uma dúvida esclarecida … Obrigado continuem nessa força e alegria …
    Deus abençoe.

    01/10/2015
  • Pelo que sei MDF significa Medium Density Fyberboard em inglês, ou seja, prancha de fibra de média densidade. No Brasil esse é o único tipo de prancha que encontramos. Em países com tradição em marcenaria como os Estados Unidos, encontra-se outros tipos como HDF (High Density Fyberboard) que apresenta maior resistência mecânica, ampliando suas aplicações, bem como o LDF (Low Density Fyberboard) que é menos resistente.
    No mais, conheci recentemente o site e estou adorando, ampliando muitos as técnicas e conhecendo as ferramentas desse hobby maravilhoso!
    Parabéns!

    22/01/2016

Deixe um comentário