InicioEpisódiosFaça Você Mesmo - DIYMaço de madeira: como fazer

Maço de madeira: como fazer

Olá pessoal! Hoje vamos fazer um maço de madeira bem bacana, também conhecido como malho, macete ou malhete.

O processo é bem simples e o mais legal é que só usaremos ferramentas manuais, sem máquinas! Isso lembra os grandes “artistas” de antigamente, que faziam verdadeiras obras primas. Capricha no desbaste e lixamento, que o seu maço de madeira ficará uma peça de arte! E aí? Preparado?

Passo 1:
Corte um pedaço de caibro de 25mm de espessura x 260mm de comprimento. A medida é uma sugestão para você treinar. Depois de terminado, você poderá fazer um maço de madeira na medida que quiser. Com um lápis, faça a demarcação do cabo e do maço. Deixamos praticamente no meio, para facilitar. Não se preocupe que o corte ou riscos saiam retos, depois você faz o acabamento necessário.

como-fazer-um-malho-de-madeira-1

Passo 2:
Com um serrote, faça cortes de 15mm (altura) na parte do cabo, nos quatro lados. Não precisa ser exato, repare que fizemos aleatório. Só não deixe passar a medição dos 15mm. Fizemos um corte em ângulo, na mão mesmo, essa é a parte entre o cabo e maço. Dessa forma, saberemos onde começa o cabo.

como-fazer-um-maço-de-madeira-2

Passo 3:

Prenda a peça na bancada e, com um formão, comece a retirar os pedaços da madeira. Você vai sentir que vão se soltar facilmente. Faça com calma, pedacinho por pedacinho, tendo o cuidado de não lascar. Para bater no formão use um martelo de madeira ou borracha (Logo logo você terá um maço de madeira para isso! Eba!)

como-fazer-um-maço-de-madeira-3

como-fazer-um-maço-de-madeira-4

Passo 4:

Veja como fica depois de acabado só no formão. Dica: repare que mantivemos o último pedaço para dar acabamento no final, além disso fica como um fechamento no maço de madeira.

como-fazer-um-maço-de-madeira-5

Passo 5:

Agora vamos para o desbaste: prepare sua grosa e mãos à obra. Essa etapa é importante, pois você começa a visualizar o formato do maço, principalmente a “pegada”. Desbaste os quatro lados, de forma que fique arrendondado. Lembre-se: você vai precisar segurar o maço de madeira com firmeza e, quanto mais suave os cantos, mais confortável será sua ferramenta.

como-fazer-um-maço-de-madeira-8

Passo 6:

Depois de ter feito o desbaste com a grosa, vamos começar a parte de cima. Use uma plaina manual não muito grande, para um melhor controle. Vá desbastando de forma que vá ficando redondo, como um “Pino de Rolo”, aqueles usados para abrir massa de pão…

como-fazer-um-maço-de-madeira-6

Passo 7:

E a forma do maço de madeira vai aparecendo, olha que show!

como-fazer-um-maço-de-madeira-9

Passo 8:

Agora é hora de lixar, lixar, lixar… parece que não tem fim, mas é processo mais importante: é o acabamento do maço de madeira. Comece com uma lixa bem grossa e vá afinando.

como-fazer-um-maço-de-madeira-13

como-fazer-um-maço-de-madeira-11

 

Passo 9:

Agora sim, todo lixado. Analise o seu maço de madeira, passando a mão para ver se encontra alguma imperfeição.

como-fazer-um-maço-de-madeira-14

Passo 10:

Limpe bem a peça, passe um pano limpo, ou um pincel seco, para soltar todo pó que ficou. Feito isso, vamos dar uma demão de seladora. Eu fiz uma boneca para ficar mais fácil.

como-fazer-um-maço-de-madeira-15

Passo 11:

Dê mais uma lixada e manda ver na seladora novamente.

como-fazer-um-maço-de-madeira-16

Passo 12:

Agora sim! Seu maço de madeira está pronto! Deixe secar e comece a usar na sua oficina!

como-fazer-um-maço-de-madeira-19

Compartilhar com:
Avalie este Artigo

Olá! Eu sou Luciano, um apaixonado por marcenaria. O gosto por montar coisas usando ferramentas diversas veio do meu pai, que era um torneiro mecânico de mão cheia! Desde criança eu juntava madeiras que encontrava por aí para montar diversas coisas que vem na cabeça de um moleque de 10 anos. Aliás, quando eu sumia de casa, minha mãe já sabia onde me procurar: na marcenaria que ficava ao lado de onde morava. Ô tempo bom! O Empoeirados foi ideia que tive e desenvolvi com o Leandro. A gente pensou em um blog para mostrar às pessoas como o “faça-você-mesmo” pode ser prazeroso. Além de fazer coisas muito legais para sua casa, para seus amigos ou parentes, você ainda pode tirar todo o stress do dia-a-dia. E queremos contar com a participação de vocês para desenvolver mais ideias legais e criativas! Para isso, leia, assista, comente e compartilhe nossos tutoriais. E então, não quer colocar suas ferramentas para trabalhar?

Comentários
  • vcs são incrives estou pela 1º x em contato e estou encantada, eu faço algumas coisinhas e quero aprender mais, meu esposo tem me ajudado.

    12/01/2014
  • gostei em quarenta minutos eu fiz o meu, é de grande utilidade obrigado pela ideia.

    09/02/2014
  • Impressionante a qualidade do Blog e do trabalho de vocês! Me motivou demais, acabei adquirindo várias ferramentas baseado no trabalho e nas dicas. Parabéns mesmo, esse tipo de “tutorial” é dificílimo de se encontrar com tamanha qualidade pedagógica! Me tornei aluno de vocês!! Abração!

    22/02/2014
  • Muito legal, gosto muito de fazer minhas próprias ferramentas.

    Parabéns… pelas dicas sou fã do seu site

    10/06/2014
  • Bom dia! Parabéns pelo trabalho de vocês, ensinando e incentivando, quem que aprender marcenaria!

    Gostaria de saber qual as madeiras mais indicadas para fazer o maço? Se poderem colocar na ordem de importância umas duas três madeiras, ficaria muito agradecido!

    Obrigado

    27/08/2014
    • Olá Antônio! Para o maço, quanto mais dura fora a madeira, melhor. Mas como é difícil encontrar madeira na cidade que moramos, usamos o Angelim. Ipê também pode ser uma boa opção, além da Imbuia ou Teka. Grande abraço!

      05/09/2014
      • Grato pela atenção!

        05/09/2014
  • Vou fazer!

    26/01/2015
  • Gastei muito; prático, fácil de fazer PARABENS.

    20/02/2015
    • Opa, Antonio! É prático e fácil sim… mas não gasta muito! Você precisou comprar madeira? Abraço!

      23/02/2015
  • Estive pesquisando sobre como e onde comprar madeira de qualidade em São Paulo e que tipo usar pra um projeto meu: quero fazer uma caixa iluminada com porta de vidro, para pendurar e ao mesmo tempo proteger minha guitarra na parede, além de decorar o ambiente. E nessa encontrei vídeos de vocês no Youtube que me trouxeram ao site. Parabéns pelo trabalho de vocês, é incrível e de muito valor social. Apesar de eu já ter construído minha própria mesa de poker já percebi que falta muito conhecimento e muita ferramenta ainda pra eu manjar de marcenaria.
    Posso tirar algumas dúvidas com vocês sobre esses detalhes? Não sei ainda se parto pra madeira rústica ou se tento fazer com compensado laminado, meu budget está extremamente curto…

    03/07/2015
    • Olá Lafaiete! Obrigado pela mensagem. Eu daria a dica dependendo da guitarra que vai ser exibida. Se for uma moderna, compensado laminado com linhas retas ficaria muito lindo. Se for uma clássica e estilos, usar madeira rústica seria minha opção! Já imaginou usar peroba de demolição? Com certeza ficará lindo! Em relação ao budget, a madeira rústica vai ficar mais barata, já que não precisará laminar (economiza cola e laminado). Mais uma vez, obrigado e grande abraço!

      08/07/2015

Deixe um comentário