Visitar feiras e eventos é uma forma prática e divertida de aprimorar os conhecimentos, desenvolver contatos comerciais, divulgar o seu trabalho e pesquisar novos parceiros. Por isso, costumamos visitar, a cada dois anos, a maior feira de marcenaria das Américas, que acontece em Atlanta, EUA: IWF – International Woodworking Fair.
Na última semana do mês de agosto de 2022, estivemos pela segunda vez nesse evento que reuniu mais de 920 expositores e dezenas de milhares de visitantes vindos de todos os cantos do mundo. E, confesso, ficamos impressionados com a quantidade de novidades e avanços feitos, considerando-se que tivemos uma pandemia mundial que interferiu muito no mercado. Mas não parece ter abatido o pessoal do woodworking, de forma alguma!
Otimismo estava no ar, embora tenhamos percebido que o mercado está focando no nacional, com as empresas nativas focando no consumidor interno. No entanto, a maior feira de marcenaria das Américas não reúne apenas gringos: visitamos stands israelenses, italianos, japoneses, tchecos, alemães e, é claro, brazucas da gema! Ah, sim, visitamos os chineses também, que a cada edição parecem estar mais competitivos e preparados para o “combate”.
Sobre nossos amigos brasileiros, só temos elogio. Encontramos o pessoal da Alternativa, com soluções de esquadrias e molduras, além das ferragens e outros acessórios. Quem nos recebeu lá foi o Patric, coordenador comercial internacional. Ele deixou claro que estão preparados para encarar as exigências do mercado norte-americano e se mostrou bastante otimista sobre o futuro da empresa para alçar voos cada vez mais altos. Está fazendo a lição de casa, plantando a semente tupiniquim em solo gringo, e trabalhando duro para conquistar uma fatia do maior mercado de consumo do mundo.
Também representando o nosso Brasil na maior feira de marcenaria, estava a Maksiwa, cujo diretor comercial, o André Muller, apresentava otimismo com o futuro da empresa. A Maksiwa vem crescendo no mercado nacional, mas é nos Estados Unidos da América que está o maior desafio. André comentou que o mercado americano é exigente, assim como o mercado brasileiro, mas são mais “desconfiados” com empresas de fora. Por isso, o trabalho exige se mostrar eficiente, entregando qualidade por um preço compatível, e ter um ótimo atendimento pós-vendas. Mais do que garantir apenas máquinas duráveis, o mercado quer ter também um excelente pós-vendas, o que tem sido o principal diferencial da Maksiwa. Tanto é que a equipe do André conta com profissionais que estão enfrentando desafios tanto profissionais quanto pessoais, já que alguns se mudaram para lá com o foco de desenvolver a marca paranaense. E estão fazendo bonito: atualmente a Maksiwa já tem pelo menos uma máquina instalada em cada um dos 50 estados norte-americanos. Inclusive o Alasca?, perguntei em tom de brincadeira; e me surpreendeu com um sonoro “SIM, em cada um dos 50 estados dos EUA”. Rimos. Saí de fininho, mas tomei um café grátis…
Na maior feira de marcenaria da América, todos são gringos
Brincadeiras à parte, visitamos também estandes norte-americanos, e alguns deles já nos conhecem graças à parceria que desenvolvemos nesses mais de 8 anos de canal Empoeirados. Foi o caso da Montana, Pantorouter, Microjig, entre outros. Mas notamos que desta vez, haviam mais empresas de grande porte, como as especializadas na indústria marceneira com soluções de pintura, máquinas CNCs, acessórios de montagem de móveis e ferragens. Talvez porque o mercado tenha se aquecido a tal ponto que nesses últimos 4 anos as empresas profissionais tenham necessitado de máquinas focadas em produção. Isso aconteceu no Brasil também, o aquecimento do mercado de construção, durante a pandemia que vivenciamos. Porém, o mercado de construção civil dos EUA é muito dependente da madeira como matéria-prima, já que a maioria das casas são feitas com estruturas de madeira, as chamadas construções “woodframe”.
Sobre os chineses, percebemos que essas empresas estão cada vez mais preocupadas em oferecer ao mercado materiais de qualidade, com algumas marcas chinesas surgindo com produtos como fresas, serras, soluções de maquinaria leve e CNC grandes. Além disso, estão procurando por representações em solo norte-americano, e não somente para vender produtos a custo baixo. O que chega a ser uma boa notícia, já que o mercado só tem a ganhar com mais produtos de qualidade, e com melhor preço.
Esse é um movimento para o futuro, que só vamos descobrir quando ele chegar. Mas o futuro está sempre em constante mudança, e quando acontece, acaba surpreendendo. E é por isso que já estamos ansiosos pela edição de 2024, torcendo para que bons ventos venham para todos, mas sem perder o foco que é o amor pelo trabalho em madeira!
Agora, que tal se divertir um pouco com o vídeo que preparamos em nosso canal e se informar sobre a maior feira de marcenaria das américas? Comente, compartilhe e assine o Canal Empoeirados!