router cnc Shaper Origin

Pusemos a mão na Shaper Origin, uma router CNC manual! Isso mesmo, você já deve estar familiarizado com o termo router CNC, mesmo porque essas máquinas já são parte de qualquer marcenaria moderna.

Mas o que você talvez não saiba, é que existe uma tupia / router CNC. Essa máquina tem o mesmo tamanho que uma tupia de coluna grande, como a Bosch GOF1600 e similares, e deve ser manipulada da mesma forma que esses equipamentos. No entanto, para se obter cortes retos, o usuário deve utilizar uma régua para guiar a máquina enquanto estiver usinando um rebaixo, por exemplo. Ou mesmo, se precisar fazer um desenho específico, como em tábuas de corte com um formato de guitarra, basta usar um gabarito de acrílico com uma fresa rolamentada para guiar o corte criativo. Até aqui, tudo bem, né?

O salto tecnológico agora se faz presente na Shaper Origin. Os gabaritos acrílicos perdem sua utilidade, já que agora passam a ser digitais, como arquivos vetoriais (desenhos e traços) feitos em programas de computador e até mesmo diretamente na própria router CNC, por meio de um painel de comando que se assemelha à um tablet. Ao carregar esses arquivos digitais, em formato SVG, o hardware identifica o caminho que deve ser entalhado na peça de madeira, e o usuário só precisar guiar a máquina pelo traçado a percorrer. E devo confessar, parece algo realmente mágico.

Você já tentou escrever alguma letra entalhada com sua tupia à mão livre? Se sim, deve ter percebido que é praticamente impossível (pelo menos se você não for um Michelângelo na arte de desenho). Não só é necessário ter o dom do desenho, como também precisa saber dominar os escorregões que a fresa girando em alta velocidade proporciona. Eu já tentei fazer entalhes de desenhos com a tupia. Sem gabarito, não consigo.

Com a Shaper Origin, você poderá desenhar o que você desejar, e com uma precisão na casa dos décimos de milímetros. O motor da tupia possui um sistema de ajuste para corrigir os desvios que o usuário, inevitavelmente, comete. Então, se desejar desenhar um círculo perfeito, basta guiar a router CNC pelo tracejado que aparece na tela, que o sistema de ajuste automático mantém o traçado sem fugir nem um fio de cabelo da rota. Incrível!

Por isso que, confesso, sou um apaixonado por essa máquina. Ao conhecer o equipamento pela primeira vez, minha mente simplesmente explodiu de imaginar as possibilidades! E você pode conhecer mais a fundo, visitando o site oficial do fabricante. Bônus: o projeto da Shaper Origin foi comprado pela Festool, praticamente a Ferrari das ferramentas elétricas!

E essa minha paixão pela router CNC Shaper Origin já está ficando antiga. Aqui mesmo em nosso blog já falamos dela, quando estivemos presentes na edição 2018 da IWF Atlanta, a maior feira de marcenaria das Américas.

Router CNC ou uma tupia inteligente?

Não existia uma categoria de ferramentas para rotular a Shaper Origin. Ela faz o que uma router CNC faz. E também faz o que uma tupia comum faz. No entanto, na minha visão, ela é mais versátil. Muito mais versátil mesmo.

Uma router CNC faz todo o trabalho sozinha, ponto. Mas a mesa limita sua aplicação. Com a Shaper Origin, o que limita é sua criatividade. Se quiser, por exemplo, entalhar um piso de madeira sem tirar ele do lugar, é possível com essa tupia portátil!

Ah, sim, ela é portátil, dá para levar para onde quiser na garupa de uma CG125. Isso significa levar o seu trabalho para o ponto onde será instalado. Significa ter infinitas possibilidades de cortes, encaixes, entalhes, dentro de uma caixa não muito maior que o baú de um motoboy.

Enfim, nunca vou me cansar de apreciar essa belezinha, chamada Shaper Origin. E não estou sozinho nessa, porque o stand deles na IWF 2022 estava sempre movimentado. Até mesmo os “amishs” americanos, conhecidos por serem avessos à tecnologia, ficaram encantados com essa máquina. Então, quem sou eu para discordar deles, não é mesmo!

Para entender mais, assista ao vídeo que preparamos e aproveite para assistir ao material que fizemos em 2018 também!

Similar Posts

2 Comments

    1. Essa máquina não será vendida pela loja Empoeirados tão já. Mas se vier para o Brasil deverá custar mais que R$ 20 mil. Agora a Festool é dona da Shaper, e eles têm uma representação aqui no Brasil. Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *