Como diminuir a Folga do Goniômetro na Serra Circular?

Se você já trabalhou com um goniômetro para serra de bancada, provavelmente já percebeu uma pequena folga no trilho na base da mesa. Esse jogo pode comprometer a precisão dos cortes e gerar alguma frustração para quem busca um acabamento perfeito.

E por que isso acontece? Infelizmente, muitas serras de bancada vendidas no Brasil já vêm de fábrica com essa folga no goniômetro. Isso acontece devido à falta de um padrão de fabricação, o que faz com que algumas máquinas apresentem mais jogo do que o ideal. Mas fique tranquilo, aqui no Empoeirados a gente sempre dá boas dicas de marcenaria, e no post de hoje vamos ensinar 3 dicas para diminuir essa folga do goniômetro na serra circular. Vamos lá?

Como diminuir a Folga do Goniômetro na Serra Circular?
Como diminuir a Folga do Goniômetro na Serra Circular?

1. Acostume-se com o Jogo do Goniômetro

A primeira dica pode parecer inusitada, mas é bastante eficaz: aprenda a trabalhar com o jogo do goniômetro. Isso mesmo, se você não pode com o inimigo, junte-se a ele!

Se o goniômetro da sua serra tem um leve “jogo” ou movimento para os lados, escolha sempre uma direção fixa para encostar antes de cortar. Ou seja, empurre sempre para a esquerda ou sempre para a direita antes de começar o corte. Isso reduz a variação e mantém um padrão nos cortes.

DICA EXTRA: Marque na bancada com uma seta a direção escolhida para não se confundir ao longo do trabalho, só a direita ou só a esquerda, conforme expliquei no parágrafo anterior.

Essas duas serras circulares de mesa são as mais conhecidas no mercado brasileiro e que indico a compra. O modelo da Bosch é o que temos aqui na oficina e é excelente.

OPÇÃO EMPOEIRADOS!

Serra de Mesa Bosch GTS 254 1800W com disco de 254mm 127v

  • Mesa resistente e extremamente plana, estabilidade e cortes precisos.
  • Extensão de mesa precisa e suave: no mesmo nível da mesa principal, fornece uma base mais longa durante o corte.
DESTAQUE!

Serra de Mesa Dewalt 10 Pol. (254mm) 2.000W 4.800 RPM 220V com Lâmina de Serra 24d DWE7492127v

  • Realiza cortes transversais, longitudinais, cortes em esquadrias e biselamento de modo versátil.
  • Sapatas ajustáveis para nivelação da nível da serra.
  • Base de metal com marco lateral.
  • Mesa 10 Pol. (254mm) com 2.000W.

2. Use Lâminas de Madeira para Ajustar o Trilho

Se a folga do seu goniômetro for maior do que o esperado, uma solução simples é adicionar pedacinhos de lâminas de madeira no trilho. Veja como fazer (ao final desse post tem o vídeo para ver na prática!):

Esse método funciona bem e pode ser ajustado conforme necessário. Apenas lembre-se de substituir as lâminas periodicamente, pois elas podem desgastar com o tempo. Mas qualquer pedacinho que sobra da oficina você pode usar tranquilamente!

Antes de contiuarmos, vou deixar aqui um acessório bem legal para usar com o Goniômetro da sua serra circular, o Batente Guia para Serra Circular da Rivertools que nós criamos e que você pode comprar na Loja Empoeirados:

Se ficou com dúvidas, temos um artigo especial que falamos desse Batente Guia para Serra Circular, só clicar aqui e que vale a pena ler e conhecer!

3. Parafuso de Regulagem para um Ajuste Preciso

Para quem busca uma solução mais profissional e permanente, nossa terceira dica é instalar um parafuso de regulagem do tipo “mosca” no seu goniômetro, como esse aqui:

Exemplo de Parafuso Mosca
Exemplo de Parafuso Mosca

O processo envolve:

Essa técnica já é usada em goniômetros importados e de melhor qualidade, e traz um ajuste fino, permitindo eliminar quase 100% da folga. Se você deseja um acabamento profissional, essa é a melhor alternativa! Pelo menos resolve o assunto.

Conclusão

Com essas três técnicas, você pode diminuir a folga do goniômetro e obter cortes muito mais precisos na sua serra circular de bancada. Vai eliminar 100%? Não, mas já vai ajudar bastante nessa folga que vem de fábrica na maioria das serras de bancada.

Se a sua máquina apresenta uma pequena folga, não se preocupe! Até uns 0,2mm, 0,3mm de variação não costuma impactar o resultado final. Lembre-se, você não está construindo um foguete da Nasa! 😊

Gostou das 3 dicas? Tem alguma outra técnica para ajustar o goniômetro? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe sua experiência!

Assista o vídeo e veja na prática como diminuir a folga do goniômetro de sua serra:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar