No episódio 2 do especial Encaixes e Junções de Madeira vamos explorar dois tipos clássicos de encaixe:
- Encaixe / Junção de canto em meia madeira 90º: Cortes em ângulo reto e precisos. Área de colagem maior e oferece maior resistência;
- Encaixe / Junção de canto em meia madeira 45º: Cortes em ângulo reto e 45º. Área de colagem maior com aparência de encaixe de 45º.
O importante, não só nesse tipo de encaixe mas em qualquer outro, é utilizar um formão para dar o acabamento final. Por mais que os cortes saiam perfeitos, o ponto de encontro deles costuma ficar com um relevo. O formão de madeira serve para deixar os cantos mais limpos sem imperfeições que atrapalham nos encaixes e junções de madeira.
Além do formão, o uso de esquadro é, em nossa humilde opinião, indispensável. Um erro de um grau em um canto, se somados, podem dar uma grande diferença no final.
Ficou curioso? Então assista agora como fazer encaixes em madeira com os Empoeirados (e também tem o episódio 1)!
Conheça e compre as ferramentas utilizadas nesse episódio:
- Graminho de Madeira (diferente do que usamos no vídeo)
- Serrote Ryoba
- Esquadro Starrett
- Esquadro Shinwa Japonês em Aço – Base Grande
- Guia ou Gabarito para cortes em ângulo
- Serrote Dozuki (costa)
- Apontador para Lápis de Marceneiro (retangular) Irwin
- Grampo aperto rápido Lufkin Connect
- Grampo Marceneiro Irwin
- Formão Japonês TopMan Z
Adorei o vídeo, sempre acho o máximo, mas estou com uma duvida, tenho uma mesa única, com 1,80m de comprimento e 62cm de comprimento, gostaria muito de corta ela e fazer no canto do quarto, ela não tem pé, esta em suporte na parede.
Minha duvida, é como cortar ela para que se encaixe no canto em 90 graus. A mesa sera em L mas com essa junção. me ajudem
Puxa Andresa, não tem muito jeito não… Se o seu tampo tiver as duas faces com acabamento, existe a possibilidade de cortar bem no meio, com um ângulo de 45 graus. Mas se for um tampo onde o verso dele seja feio, não dá pra fazer isso, porque depois de fazer o corte em 45 graus, será preciso dar o tombo na chapa. Se for uma madeira inteira (um MDF, por exemplo) sem nenhum acabamento nas bordas, ou com acabamento padrão, isso é possivel. Mas se for um tampo fino, com encabeçamento na frente, vai exigir mais trabalho pois terá que descolar a frente, dar o tombo na chapa, recolocar o encabeçamento e fazer a junção. Não sei se me entendeu, mas basicamente é isso. Boa sorte e grande abraço!